Equilibrar vida pessoal e profissional como executivo ou empreendedor

Como equilibrar a vida pessoal e profissional como executivo ou empreendedor

O sucesso como executivo ou empreendedor é um objetivo para muitos homens e mulheres. E vale a pena lutar para alcançá-lo, pelo bem-estar que podemos trazer para nós mesmos e nossas famílias. Mas existem outros aspectos da vida em que precisamos buscar o sucesso, que é como pessoas, pais, filhos, cônjuges, amigos e membros da comunidade. Nesse artigo, vamos falar de como equilibrar a vida pessoal e profissional como executivo ou empreendedor.

Alinhando as expectativas da vida como executivo ou empreendedor

Seria muito fácil começar esse artigo dizendo ao leitor que tenho uma fórmula testada e infalível para equilibrar a vida pessoal e profissional. Mas, alinhando as expectativas como alguém que, com toda humildade, tem alguma experiência no assunto, posso afirmar que uma fórmula infalível não existe! O que existe é a busca!

Um dos maiores desafios de um executivo ou empreendedor é a busca do equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, a equação perfeita que permita balancear o peso que dá ao trabalho, à família, à vida social, ao bem-estar físico e mental. Mas é uma ilusão achar que sempre conseguiremos controlar todos esses aspectos.

Mesmo assim, essa busca pelo equilíbrio faz parte da natureza humana. Por isso, a necessidade do equilíbrio aparece quando sentimos que qualquer um dos aspectos da vida tem um peso tão grande que não damos conta, não conseguimos segurar. Ou está tão pequeno que é como se não houvesse nada lá. Há uma sensação de perda que só parece aumentar.

O controle é uma utopia, mas podemos buscas o equilíbrio dinâmico

O controle total de todos os aspectos de nossa existência é uma utopia, porque sempre haverá situações imprevistas, positivas e negativas, que nos obrigam a mudar os planos, ou ajustar a rota no meio do percurso. Mas é a busca por ele que traz algum equilíbrio. Inclusive entre a vida pessoal e profissional.

A vida pessoal e profissional sempre terá o seu grande grau de imprevisibilidade. De surpresas boas e ruins. Às vezes, até surpresas que parecem ruins! Mas que talvez sejam provas em que a vida nos coloca, para nos tornarmos mais fortes e resilientes. E o que parece uma grande dificuldade hoje, podemos entender no futuro como algo que nos trouxe um ensinamento precioso.

Fazendo uma comparação, é como tentar surfar uma grande onda. Por mais habilidoso e talentoso que seja o surfista, seu controle sobre a prancha que o leva vai até um certo limite. O restante fica por conta do mar, que nem sempre vai se comportar como ele espera, deseja ou planeja.

Então, na minha modesta opinião, para equilibrar a vida pessoal e profissional como executivo ou empreendedor, é importante saber viver em um equilíbrio dinâmico. Ou seja, tentar permanecer estável em um ambiente em constante mudança. E entender que essa mudança traz benefícios e desafios.

Dicas de como equilibrar vida pessoal e profissional

Defina seu tempo dedicado ao trabalho

A primeira coisa que você tem que entender se pretende ter uma carreira de sucesso como executivo ou empreendedor é que isso demanda tempo e dedicação. Principalmente no início, você pode ter de trabalhar muito mais horas do que trabalharia alguém com um emprego tradicional, que no Brasil costuma ser definido como 40 horas semanais, com hora certa para começar e para terminar.

Sendo realista, esse é um desafio que você terá de encarar e superar em alguns momentos.  Mas convém lembrar que você não é uma máquina, que pode trabalhar sem descanso, tanto para a mente quanto para o corpo. Mesmo em termos da sua produtividade, existe um momento em que, por mais que você se esforce, precisa parar para descansar.

Da mesma maneira que qualquer músculo do corpo, mesmo que seja de um atleta de elite, o cérebro está sujeito à fadiga, e simplesmente não consegue produzir mais se não tiver um período de descanso.

Então você deve se dar momentos de descanso para a mente e o corpo, pensando não somente em você, mas nas pessoas com quem você se importa, e se importam com você. Principalmente a sua família.

Separe as finanças da empresa de suas contas pessoais

Quando você começa a empreender, muitas vezes tem de fazer um investimento, que eventualmente pode sair de suas economias e reservas pessoais. Mas você precisa ter definido o quanto e quando esse investimento, que é o seu aporte, será feito. A maneira mais rápida de tornar sua vida financeira, e consequentemente, outros aspectos da sua vida um caos, é misturar finanças de sua empresa com contas pessoais.

Então, não use dinheiro da empresa para pagar despesas pessoais e vice-versa. Se em uma eventualidade isso for necessário, que seja documentado e as contas ajustadas o mais rápido possível. Não faça disso um hábito.

Gaste menos do que você ganha

Você pode estar empreendendo em um negócio extremamente promissor. Ou estar empregado em uma empresa grande e renomada, com grandes possibilidades de crescimento profissional. Independentemente da sua situação, sempre deve gastar menos do que ganha, É uma regra básica de educação financeira, que deveria ser ensinada a todos, desde crianças, pelas famílias e até nas escolas.

Aprenda a delegar responsabilidades

A partir do momento em que o negócio em que você está empreendendo começa a dar certo, ou a sua carreira como executivo começa a decolar, e você apresenta resultados na empresa, a tendência natural é que você cresça profissionalmente. Uma das maiores armadilhas para quem está nessa fase, e busca equilibrar a vida pessoal e profissional e aprender a delegar responsabilidades.

Existe um momento em que simplesmente não é possível você executar todas as tarefas pessoalmente, e precisará agir como um líder, um gestor. Na primeira fase disso, você precisará supervisionar mais de perto, mas sempre convém aprender a trabalhar em equipe e principalmente a chefiar e liderar as pessoas dessa equipe.

Se você não aprender a delegar responsabilidades e funções, e em alguns momentos, se limitar a supervisionar, jamais irá conseguir equilibrar vida pessoal e profissional. Também terá muitos problemas em expandir seus negócios e crescer profissionalmente, porque nenhum tempo jamais será suficiente.

Aprenda a ser um líder eficaz

A partir do momento em que você forma uma equipe para ajudar no seu projeto empreendedor, você terá de chefiar mais de perto. Mas esse é o momento em que você aproveita para observar as características das pessoas, suas soft skills, e ser um líder eficaz, que mais do que dizer às pessoas o que fazer, e cobrar os resultados, as inspira a ter proatividade e se desenvolverem pessoalmente e profissionalmente.

Uma das características dos grandes empreendedores é serem também grandes professores, que formam bons profissionais, capazes de seguir carreiras vitoriosas, independentemente da empresa em que estejam trabalhando.

Saber formar pessoas e desenvolver suas potencialidades é muito importante para quem busca o sucesso como executivo ou empreendedor, e busca criar espaço para conciliar e equilibrar a vida pessoal e profissional. Essa é a razão pela qual, inclusive, muitas empresas contratam serviços de coachings e mentores, ou qualificam seus quadros internos com esses conhecimentos.

Gerencie seu tempo, se organize e defina as prioridades

Se tudo é importante, nada é. Para equilibrar a vida pessoal e profissional é preciso se organizar e definir as prioridades. Para isso, o segrego é se concentrar no aqui e agora, evitando a procrastinação e organizando as tarefas de acordo com seu grau de urgência e importância.

Sugestão de gerenciamento de tempo:

Divida as tarefas em 4 categorias, e as execute de acordo com essa ordem:

1 – Importante e urgente

2 – Urgente, mas não importante

3 – Importante, mas não urgente

4 – Não urgente e não importante

Tendo esse sistema em mente, se torna muito mais fácil organizar e gerenciar o tempo, para se conseguir realizar todas as tarefas e conseguir ter uma vida mais saudável e próspera, em todos os sentidos.

Faça da tecnologia uma aliada, não uma inimiga.

Para quem busca equilibrar a vida pessoal e profissional a tecnologia tem que ser uma aliada, não uma inimiga. Isso significa que aplicativos de mensagens, e-mails e ferramentas de reunião virtual existem para otimizar o seu tempo e você ser um executivo ou empreendedor mais eficiente.

Não para tomar todo o seu tempo, a ponto de você não conseguir descansar, passar um tempo com sua família, filhos, cônjuge ou amigos. Ou seja, a tecnologia não existe para invadir seu momento de lazer ou descanso, especialmente se você trabalha em home office. Muito menos para invadir suas férias, o que nos leva ao próximo tópico: saber dizer sim e não.

Saiba dizer sim e não

Você já se organizou, aprendeu a liderar e delegar responsabilidades. Também já sabe que a tecnologia deve ser usada a seu favor. Mas, para equilibrar a vida pessoal e profissional, você precisa aprender a dizer sim e não. Isso significa que nem todo compromisso profissional é uma oportunidade imprescindível, assim como nem todo compromisso pessoal é inadiável.

Essa é mais uma das áreas em que, para ter sucesso como executivo e empreendedor, você precisa saber se comunicar e negociar. Não somente com seus clientes, fornecedores e equipe, mas também com seus entes queridos.

Pratique esportes

Finalmente, é muito importante ter um tempo para você, para o seu lazer, relaxamento e divertimento. Pessoalmente, recomendo a prática de esportes, sendo praticante de Judô, Surf , futebol e Tênis, e já tendo praticado Kickboxing e Jiu Jitsu.

Além de tudo o que se pode aprender nesses e em outros esportes que é útil para um executivo ou empreendedor, o exercício físico libera endorfinas que nos trazem a sensação de bem-estar e são boas para a nossa saúde física e mental. E como estamos falando de equilibrar a vida pessoal e profissional, praticar esportes são uma excelente oportunidade de nos conectarmos com cônjuges, filhos, parentes e amigos que compartilham os mesmos gostos.

Conclusão

Não existe um manual definitivo para equilibrar a vida pessoal e profissional, e nem teríamos a pretensão de cria-lo nesse artigo. Mas se, dentro desse equilíbrio dinâmico a que a vida nos obriga como empreendedores e executivos, você conseguir tirar algo de valioso e útil para você, com certeza o esforço já valeu a pena,