Soft skills é como são chamadas as habilidades comportamentais individuais e de relacionamento interpessoal que ajudam a melhorar o desempenho das pessoas no ambiente de trabalho e podem ajudar na performance de suas equipes e o resultado das organizações, sendo por isso consideradas valiosas, podendo fazer a diferença na escolha de um profissional. Vamos falar, então, sobre as 10 Soft Skills mais Procuradas pelas Empresas.
O que são soft skills e Hard skills
Soft Skills são habilidades comportamentais, que influenciam a maneira como um profissional lida consigo mesmo , e com as outras pessoas, em diferentes situações. Diferentemente das chamadas hard skills, que normalmente são capacitações técnicas adquiridas, certificadas e documentadas, as soft skills são habilidades de uma percepção mais subjetivas, e por isso, mais difíceis de serem mensuradas.
Soft Skills muitas vezes são características inerentes aos indivíduos, ou que eles vão adquirindo antes da vida profissional, aprendendo informalmente, ao longo da vida. Algumas, delas, inclusive, são desenvolvidas em atividades e competições esportivas, razão pela qual a prática de esportes é cada vez mais valorizada como atividade extracurricular e formadora de pessoas que sabem viver e agir em sociedade.
Mas isso não significa que, depois de iniciada a vida profissional, as soft skills não possam ser trabalhadas e desenvolvidas. Uma das opções para isso são os programas de coaching e mentoring, em que, uma vez identificadas as soft skills que precisam ser melhoradas, a empresa ou o próprio profissional pode contratar um coach para ajudar nisso.
As 10 habilidades mais valorizadas pelas empresas (e headhunters)
Existem diversas das chamadas soft skills, mas 10 dessas habilidades subjetivas são mais valorizadas pelas empresas, e pelos headhunters que irão selecionar novos talentos para elas.
Comunicação:
Definimos como boa capacidade de comunicação conseguir se expressar eficazmente através da linguagem verbal escrita ou falada, conseguindo transmitir informações de modo claro e preciso. Da mesma maneira, é considerada uma boa capacidade de comunicação a habilidade de assimilar a informação recebida, escrita ou falada.
Resiliência
Resiliência é um conceito adaptado da Física, que define a propriedade que alguns corpos de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica. Essa palavra foi adaptada para a Psicologia como a capacidade de se recuperar facilmente de um revés, ou se adaptar às mudanças, especialmente aquelas que não parecem tão fáceis , ou positivas, em um primeiro momento.
A resiliência de um profissional diz muito sobre sua capacidade de lidar com mudanças e obstáculos nos ambientes interno e externo, e superar desafios.
Pensamento crítico:
Pensamento crítico é a capacidade de analisar fatos, experiências, informações e situações, e com base nos conhecimentos que tem, elaborar uma posição que oriente uma resposta e um curso de ação. Ou seja, é analisar os problemas de forma lógica e racional, tomando as decisões com base em dados e informações.
Saber trabalhar em equipe:
Saber trabalhar em equipe é a habilidade de saber trabalhar em conjunto, colaborando com outras pessoas para alcançar resultados comuns, sabendo atuar na posição de colega, liderado ou líder.
As empresas valorizam a soft skill de saber trabalhar em equipe porque sabem que o teamwork é o que faz com que os esforços conjuntos de um time bem coordenado tem mais potencialidade de gerar resultados do que a soma dos esforços dos membros agindo separadamente.
Liderança
Liderança é a habilidade de motivar, guiar, dirigir e inspirar outras pessoas com palavras e ações, tomando a iniciativa quando é necessário e encorajando os outros a buscarem o sucesso.
Criatividade
Criatividade é definida como a capacidade de um indivíduo imaginar, criar, produzir ou inventar conceitos e coisas inéditas. As empresas enxergam essa como uma das soft skills mais valiosas porque ela se traduz na capacidade de desenvolver ideias e soluções inovadoras para os problemas e situações que aparecem no caminho.
Flexibilidade
Flexibilidade é a capacidade de se adaptar e se ajustar facilmente a novas situações, necessidades e objetivos, e de trabalhar sob pressão. Se a resiliência é a capacidade de retornar ao seu estado normal após uma situação de estresse e pressão, a flexibilidade é a capacidade de, durante o momento de pressão , aguentar sem “quebrar” ou “desmontar”, física ou emocionalmente.
Fazendo uma comparação, diz a lenda que uma das inspirações do educador japonês Jigoro Kano para criar o Judô, foi observar as cerejeiras e salgueiros durante o inverno. Duros e pouco flexíveis, os galhos das cerejeiras se quebravam com o peso da neve, enquanto os galhos dos salgueiros se dobravam, fazendo a neve escorregar, e voltando à posição original, íntegros.
Ou seja, para ser resiliente, é preciso saber a hora de ser flexível.
Organização
Organização é a habilidade de planejar, priorizar e gerenciar atividades e projetos, tendo uma visão abrangente dos vários processos em andamento, realizando as tarefas em uma ordem racional de urgência e importância.
Proatividade
Proatividade é a capacidade que um profissional tem de tomar a iniciativa de maneira autônoma e antecipada. Essa soft Skill é bastante valorizada porque os profissionais proativos buscam as soluções para problemas pequenos, ou potenciais, antes que eles se tornem problemas reais ou grandes,
Tomada de decisão
Tomada de decisão é a habilidade de avaliar cuidadosamente uma situação e analisar as opções possíveis e viáveis, escolhendo a melhor solução para um determinado problema. Saber tomar decisões sob intensa pressão é uma das soft skills mais valorizadas no mundo corporativo.
Porque soft skills são cada vez mais valorizadas pelas empresas
As soft skills são cada vez mais valorizadas pelas empresas porque elas ajudam a desenvolver relacionamentos positivos, contribuem para um ambiente de trabalho saudável e colaborativo, ao mesmo tempo em que propiciam o fortalecimento de responsabilidade individual ajudando a criar equipes, e por consequência, organizações, criativas, inovadoras e eficientes, mais aptas a sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo, e em rápida transformação.
Como desenvolver soft skills valorizadas pelas empresas
Para tornar-se um profissional mais requisitado no mercado de trabalho, você pode e deve desenvolver suas soft skills. Isso pode ser feito de algumas maneiras.
Prática e treinamento
Toda habilidade desenvolvida é resultado de treinamento, prática e repetição. Você pode treinar suas habilidades participando de workshops e cursos, e adquirindo conhecimento no assunto que interessa através de livros e artigos, como, por exemplo, sobre comunicação eficaz . E Principalmente, tentar aplicar os conhecimentos adquiridos praticando no dia a dia.
Peça feedback dos colegas de trabalho. E dê, se for solicitado.
Você também pode pedir o feedback de seus colegas de trabalho a respeito da soft skill que deseja desenvolver. Ao pedir feedback, lembre-se de que você pediu a opinião de um colega, não uma massagem no ego. Ou um “up na autoestima”.
Isso significa que você esse colega fizer algumas críticas, você deve ter a humildade de ouvir, mais do que falar e eventualmente se defender, especialmente se forem críticas construtivas. Afinal, esse colega está atendendo a um pedido que você fez, com algo que é para o seu benefício. E mais vale uma crítica sincera do que um elogio falso.
Da mesma maneira, se um colega pedir feedback, esteja disponível para oferecer. Seja sincero, mas tenha o tato e delicadeza que você gostaria que tivessem com você, se a situação fosse a inversa.
Envolva-se em projeto colaborativos
Outra maneira de desenvolver suas soft skills é se envolver em projetos colaborativos. Isso pode ser feito participando de grupos ou comunidades online ou offline, onde você pode praticar suas habilidades e aprender com os outros. Trabalhar em projetos colaborativos pode ser uma ótima maneira de desenvolver sua capacidade de trabalhar em equipe, bem como suas habilidades de resolução de problemas.
Pratique a autorreflexão
Finalmente, você também pode praticar a autorreflexão para melhorar suas soft skills. Isso significa analisar seu comportamento para entender como você pode melhorar, por exemplo, na comunicação com seus colegas de trabalho.
Para fazer uma autorreflexão que realmente funcione para desenvolver suas soft skills, é importante que você seja verdadeiramente sincero consigo mesmo, o que significa não ser muito autoindulgente. Mas também não ser muito autocrítico. Se houve uma situação em que você acha que poderia ter agido diferente, tente fazer uma avaliação equilibrada do que dependia de você, e o que dependia de outras pessoas, e circunstâncias.
Para saber se está se cobrando demais, ou de menos, faça a mesma avaliação em um segundo momento, em que inevitavelmente estará sob o efeito de emoções e sentimentos diferentes, e veja se sua conclusão será a mesma.
Conclusão
Desenvolver suas soft skills pode ser um processo longo , e você pode se deparar com algumas barreiras. Mas deve perseverar, para superá-las, e melhora continuamente, para ser um profissional valioso tanto para a empresa em que você está hoje, quanto para o mercado de trabalho, aos olhos dos headhunters.