Chefe x Líder. Quais as diferenças entre eles? Muitas vezes, as palavras líder e chefe são usadas indiscriminadamente, para descrever a mesma coisa. No entanto, esses dois termos têm significados diferentes. Eles se referem a habilidades, comportamentos e posturas distintas. Neste artigo, vamos explorar as diferenças entre um líder e um chefe e como e como elas afetam o ambiente de trabalho
A diferença entre um líder e um chefe é que todo líder é capaz de chefiar, mas nem todo chefe é capaz de liderar. A chefia é uma posição hierárquica, geralmente formal, e circunstancial dentro da organização. Por outro lado, a liderança é uma característica, uma competência que alguns profissionais têm em um grupo, mesmo que ela não seja formalizada.
Vamos falar então das definições de líder e chefe, e das diferenças entre eles.
O que é um chefe?
Um chefe é uma pessoa encarregada de gerenciar uma equipe ou departamento, responsável por supervisionar o trabalho dos subordinados. Embora possam ser respeitados por sua autoridade e posição de poder, nem sempre são vistos como líderes inspiradores.
Chefes são focados em cumprir metas e objetivos, e nisso, eles não são diferentes dos líderes. A diferença está na maneira com que buscam esse objetivo, que muitas vezes é autocrático e direto. Em alguns casos, podem ser temidos ou respeitados, mas não necessariamente seguidos. Pelo menos, não de boa vontade.
O que é um líder?
Um líder, por outro lado, é alguém que inspira, motiva e orienta sua equipe. Eles são capazes de influenciar as pessoas ao seu redor e ajudá-las a alcançar suas metas. Os líderes são frequentemente vistos como modelos a serem seguidos e são capazes de inspirar lealdade e confiança em suas equipes. Eles têm um estilo de liderança mais democrático e colaborativo e são capazes de envolver sua equipe em processos de tomada de decisão.
Quais as principais diferenças entre líderes e chefes
Líderes e chefes podem ter algumas habilidades semelhantes, mas também há diferenças significativas entre eles: Aqui estão algumas das principais:
Foco em objetivos vs. foco em pessoas
Os chefes geralmente são focados em cumprir metas e objetivos e podem ser menos preocupados com o bem-estar e o desenvolvimento de suas equipes. Por outro lado, os líderes têm um forte foco em pessoas e estão preocupados em ajudar suas equipes a crescer e alcançar seus objetivos.
Estilo de gerenciamento
Os chefes geralmente têm um estilo de gerenciamento mais autocrático, onde são responsáveis por tomar decisões e delegar tarefas aos subordinados. Os líderes, por outro lado, têm um estilo de liderança mais colaborativo e democrático, onde envolvem suas equipes na tomada de decisões e delegam tarefas de acordo com as habilidades e pontos fortes de seus subordinados.
Comunicação
Os chefes tendem a ter uma comunicação mais direta e clara, muitas vezes dando ordens ou instruções aos subordinados. Os líderes, por outro lado, são mais propensos a ouvir e a comunicar com clareza e concisão. Eles também são capazes de adaptar sua mensagem ao público-alvo.
Influência
Os chefes geralmente têm autoridade e poder baseados em sua posição hierárquica na empresa. Eles podem ser temidos ou respeitados pelo poder que a posição traz, mas nem sempre são capazes de influenciar positivamente as pessoas ao seu redor a fazerem algo porque querem, não porque são obrigadas.
Os líderes, por outro lado, são capazes de influenciar positivamente as pessoas, inspirando através do exemplo e das habilidades de comunicação.
Visão e Estratégia
Os líderes são responsáveis por definir uma visão clara e estratégia para sua equipe. Eles sabem onde querem chegar! E como chegar! Eles se concentram em inspirar e orientar seus seguidores para alcançar esses objetivos. Por outro lado, os chefes geralmente se concentram apenas em gerenciar e supervisionar a execução de tarefas sem ter uma visão ou estratégia clara em mente.
Motivação
Os líderes são excelentes motivadores e inspiradores. Eles sabem como motivar seus seguidores a trabalhar com entusiasmo e dedicação para alcançar seus objetivos. Ou seja, eles sabem fazer a motivação surgir “de dentro”.
Chefes, por outro lado, têm um repertório menos sútil, se limitando a usar táticas de motivação externa, baseadas em recompensa ou punição, para incentivar a produtividade.
Inovação
Os líderes são frequentemente inovadores e criativos. Eles estão sempre procurando maneiras de melhorar e aprimorar seus processos e produtos, e encorajam seus seguidores a fazer o mesmo. Os chefes tendem a manter a rotina e seguir as diretrizes estabelecidas, sem buscar inovações ou mudanças significativas.
Foco nas Pessoas
Os líderes têm mais foco nas pessoas, entendem que, antes de ser seus subordinados, são seus seguidores, que fazem a diferença em sua equipe. Por isso, eles se preocupam com o bem-estar desses seguidores, e trabalham para desenvolver suas habilidades e competências. Por outro lado, os chefes podem não ter o mesmo foco nas pessoas, muitas vezes se concentrando apenas na produtividade e resultados.
Habilidade de Resolução de Problemas
Os líderes são excelentes solucionadores de problemas. Eles sabem como identificar problemas, analisar informações e chegar a soluções criativas e eficazes. Os chefes muitas vezes adotam soluções mais padronizadas e genéricas, de acordo com o manual de instruções, porque suas habilidades de resolução de problemas não foram tão desenvolvidas,
Capacidade de Aprender
Os líderes estão sempre aprendendo e buscando novos conhecimentos e habilidades. Eles entendem que o aprendizado contínuo é fundamental para o sucesso e crescimento de sua equipe. Os chefes podem não ter a mesma capacidade de aprendizado, muitas vezes se limitando a suas habilidades e conhecimentos atuais.
É possível ser chefe e líder ao mesmo tempo?
Os chefes são essenciais para a grande maioria das organizações, mas o fato de alguém ser formalmente um chefe não significa que ele não possa ser um líder. Habilidades de liderança podem ser identificadas e desenvolvidas através de programas de coaching e mentoring, mas a melhor situação possível é ter um chefe que é um líder.
Um exemplo de alguém que era um chefe, mas soube ser um excelente líder era Dwight D. Eisenhower, o comandante em chefe dos aliados durante a Segunda Guerra Mundial e um dos responsáveis pelo sucesso da Operação Overlord, o desembarque das tropas aliadas na Normandia.
Apesar de estar em um ambiente onde hierarquia e obediência são um modo de vida, em meio a uma situação de, literalmente, vida ou morte, e de ter o poder de mandar as pessoas fazerem o que ele achava que devia ser feito, Eisenhower entendia que podia conseguir mais delas através de motivação, liderança e inspiração. Tanto que cunhou a frase “Não se é líder batendo na cabeça das pessoas – isso é agressão não é liderança”.
Sua capacidade de liderança era tão grande que ele conseguia fazer com que generais muito talentosos, mas também, vaidosos, e que tinham rivalidades entre si, como o George Patton, Omar Bradley e o britânico Bernard Montgomery o obedecesse e trabalhassem em equipe e colaborassem entre si, algo que seria impossível se ele simplesmente mandasse, porque sua posição de chefe, formalmente, permitia que ele fizesse isso.
Mas ele dificilmente teria sucesso o sucesso que teve como líder simplesmente mandando, agindo como chefe, e sabia disso! Tanto que definiu a motivação como “a arte de fazer as pessoas fazerem o que você quer que elas façam. Porque elas querem fazê-lo”. Não foi à toa que, depois que encerrou a carreira militar, foi eleito duas vezes presidente dos Estados Unidos.