Como vencer o medo da rejeição e do fracasso. Navegando nas águas do medo com estilo

Como vencer o medo da rejeição e do fracasso. Navegando nas águas do medo com estilo

Vamos encarar a realidade: o medo é como uma tempestade emocional que muitos de nós enfrentamos em nossas vidas pessoais e profissionais. Nesse artigo, vou jogar luz sobre essa questão de como vencer o medo da rejeição e do fracasso. A viagem nesse mar tempestuoso é uma parte da jornada de qualquer pessoa e é melhor saber como navegar nas águas do medo com estilo, conduzindo o barco, não sendo levado por ele!

E a primeira coisa que temos que saber é que, em uma ou outra área da vida, qualquer pessoa, não importa o quão forte, inteligente, ou bem-sucedida ela seja, está sujeita a ser atingida por esse sentimento, que pode se transformar na tempestade emocional que falei anteriormente, se não for controlado.

Então, vamos falar de estratégias eficazes para vencer o medo da rejeição e do fracasso, que vão ajudar você a se sentir como um verdadeiro capitão navegando por águas turbulentas com confiança e resiliência, porque, nunca se esqueça: Solavancos, tempestades e revezes acontecem, independentemente da nossa vontade! O que faz a diferença é a atitude que temos diante deles!

Compreendendo o Medo: Desmistificando e jogando luz sobre o Monstro

O primeiro passo é olhar o monstro nos olhos, entender o que ele é, o que pode fazer, e o que não pode. O medo da rejeição e do fracasso frequentemente está ligado a preocupações com o julgamento externo e à autocrítica interna. Reconhecer e abraçar o medo como uma emoção natural é o primeiro passo para enfrentá-lo de frente.

Fazendo uma comparação com obras que tem o medo, e o enfrentamento do medo como sua linha narrativa, que são os filmes de terror, você pode observar que as partes mais aterrorizantes são justamente aquelas em que o monstro não aparece.

Já que estamos falando em navegar nas águas, vamos lembrar do clássico do cinema Tubarão, de 1976. Steven Spielberg mostrou sua grande habilidade em gerar medo nos expectadores com uma tomada de câmera em que o monstro nunca aparecia. Víamos somente o que seria o ponto de vista de algo desconhecido, que se tornava muito ameaçador com a famosa trilha sonora de John Willians.

Quando o tubarão finalmente foi revelado, ele era aterrorizante, sem dúvida! Mesmo levando em conta que Spielberg não tinha à disposição os recursos tecnológicos para efeitos visuais que existem hoje. Mas não era tão amedrontador quanto o desconhecido, que atormentava o expectador ao imaginá-lo nadando, pronto para atacar e fazer mais uma vítima.

O que torna filmes de terror, e Tubarão em especial, excelente para se compreender como funciona o medo, é que boa parte dos elementos que o compõem não estão na tela, estão na nossa mente! E, para terminar a comparação, vamos nos lembrar dos filmes de vampiros. O que destrói o monstro é expô-lo à luz do sol!

Uma vez que conhecemos o que é o medo, e como ele nos afeta, vamos falar de estratégias eficazes para vencer o medo da rejeição e do fracasso

Reconheça a normalidade do Fracasso: A Vida é um Jogo de Tentativa e Erro

Fracassar faz parte da jornada rumo ao sucesso. Entender que as falhas são como degraus na escada do aprendizado é crucial. Lembra-se daqueles que agora são super bem-sucedidos? Eles enfrentaram mais tropeços do que uma maratona de obstáculos antes de brilharem.

Para vencer o medo da rejeição e do fracasso, você precisa entender que deve fazer tudo o que está ao seu alcance para vencer, mas nem sempre isso irá acontecer. A prática de esportes é uma excelente metáfora da vida para nos ajudar a compreender isso.

Veja o caso de Ayrton Senna, no automobilismo. Ele ganhou muitas corridas e três campeonatos mundiais. Mas não ganhou todas as provas, ou todos os campeonatos. Mas quando não vencia, era superado por um competidor, isso não o deixava com medo do fracasso, não afetava a sua confiança em suas próprias capacidades, como um piloto habilidoso e extremamente ousado e arrojado!

Outro exemplo é o de George Foreman, no Boxe. Campeão olímpico, e depois mundial, ele era dono de um dos socos mais potentes que esse esporte já viu. Quando enfrentou Muhammad Ali, que era considerado o “Pelé do Boxe”, Foreman passou pela situação de usar tudo o que tinha, não conseguir vencer Ali e acabar nocauteado por ele, perdendo o título e se aposentando do boxe profissional alguns anos depois.

Depois de 10 anos voltou ao Boxe, e o primeiro adversário que teve de vencer foi o medo da rejeição e do fracasso, já que, aos 38 anos, quase ninguém acreditava nele, e o ridicularizavam por sua idade e peso. Foi subindo de novo os degraus do boxe profissional, nocauteando diversos adversários, até se tornar novamente campeão mundial peso pesado, o mais velho que esse esporte já viu, aos 45 anos!

Redefina o Fracasso: Vá da queda ao Salto Espetacular

Para vencer o medo da rejeição e do fracasso, o primeiro passo é mudar a perspectiva! Em vez de ver o fracasso como um nocaute, uma derrota definitiva, encare-o como uma aula valiosa. Cada tropeço traz consigo lições que são como molas impulsionando você em direção ao sucesso. Transforme o medo em seu aliado.

Construa a Resiliência: Aprenda a arte de se levantar depois da queda

Ser resiliente é como ter uma superpoder emocional. Se as quedas fazem parte da vida de todos, nos levantarmos depois delas é o que diferencia aqueles de mentalidade vencedora. Aceite que desafios fazem parte do pacote da nossa vida e cultive a mentalidade de que você pode superá-los. Resiliência é sua superpoderosa ferramenta para enfrentar o medo e seguir em frente, não importa a situação.

Para você ter ideia de como acreditar na sua resiliência, na sua capacidade de levantar depois da queda vai fazer toda a diferença na sua vida, veja o que acontece com um lutador de Judô que tem medo de cair. Ele só se defende, nunca ataca. E o que acaba acontecendo com ele, se o adversário não o derrubar, é que ele acabará punido por falta de combatividade, perdendo a luta do mesmo jeito. Com a diferença de que nem mesmo tentou ganhar!

Foque no Controle Interno: Concentre-se no que importa e está ao seu alcance!

Concentre-se em fazer o melhor que puder no que está sob seu controle, e você realmente pode influenciar. O medo do fracasso e da rejeição muitas vezes vem da incerteza e da sensação de falta de controle. Focar em suas ações, esforços e atitudes é como acender uma lanterna no escuro, reduzindo a ansiedade que esse medo causa.

Não se deixe dominar por Pensamentos Irracionais: Combata os Monstros Mentais

Como vimos quando falamos sobre os monstros dos filmes de terror, o medo é frequentemente alimentado por pensamentos distorcidos. Identifique esses pensamentos negativos e desafie-os com objetividade. Pergunte a si mesmo se há evidências reais para apoiar esses pensamentos e busque perspectivas mais realistas.

Domine o seu medo, e os seus pensamentos irracionais. Combatendo os monstros mentais, as os “monstros” reais se tornam menos ameaçadores.

Exponha-se gradualmente ao Medo: Vá devagar, mas sempre em frente!

Para vencer o medo da rejeição e do fracasso, enfrente-o como um herói em treinamento. Porque tudo é um treinamento! Um dos princípios em que se baseiam as melhores técnicas de coaching e mentoring é justamente de que podemos praticar para desenvolver as habilidades de que precisamos.

Se o seu objetivo é vencer o medo da rejeição e do fracasso, exponha-se gradualmente à situações assustadoras, em que você sabe que esse medo pode te afetar, mas começando com desafios pequenos. Esse exercício irá fortalecer seus “músculos emocionais”. À medida que enfrenta e supera esses medos, sua confiança cresce, como a de um marinheiro que tinha medo do mar, mas vai aprendendo a navegar.

Desconstrua o Medo da Rejeição: Desmonte o Robô da Insegurança

O medo da rejeição muitas vezes está ligado à necessidade de aprovação externa. Desmonte a ideia de que a rejeição é uma sentença pessoal. Compreenda que a rejeição pode ser resultado de circunstâncias externas, não uma declaração sobre seu valor como pessoa.

Cultive a autoaceitação: Ame a Si Mesmo, Falhas e Tudo

A autoaceitação tem o efeito de dar um confortável abraço em todas as suas nuances. Reconheça suas imperfeições e entenda que todo mundo tem áreas de vulnerabilidade. Quanto mais você se abraça, menos a rejeição externa e o fracasso impactam sua autoestima. E menos o medo da rejeição e do fracasso irão paralisar você!

Busque apoio social: Tenha a sua liga dos amigos apoiadores

Às vezes, um bom bate-papo com amigos, familiares ou um profissional é a terapia emocional de que você precisa. O apoio social oferece novas perspectivas, palavras de encorajamento e, muitas vezes, faz os monstros do medo parecerem menos assustadores.

 Conclusão:

Agora que você é um capitão destemido, navegando com estilo por mares turbulentos, as águas do medo. Mas lembre-se: vencer o medo do fracasso e da rejeição é um processo de autodescoberta contínuo. Um bom marinheiro passa décadas no mar, e os dias de tempestade, e de tempo bom e vento a favor vão se alternando. A única coisa constante é a mudança!

Para comemorar vitórias, é preciso saber abraçar os fracassos como amigos que nos ensinam alguma coisa. Enfrentar o medo de cabeça erguida e seguir em frente não só constrói uma mentalidade imparável, mas também desbloqueia seu potencial para conquistas incríveis.

A verdadeira bravura não está na ausência de medo, mas na coragem de encará-lo e continuar a jornada. E o primeiro adversário a vencer é o medo da rejeição e do fracasso.

Vamos nessa, a aventura só está começando!