Sabe aquele ditado “o movimento é vida”? Pois é! A verdadeira terapia nem sempre está em um consultório, mas sim em um campo, quadra ou pista. Quando se trata do seu amor-próprio e saúde física e mental, para o seu próprio bem, é preciso que você jogue para ganhar, Então, não perca tempo! procure uma modalidade que você goste, e aumente sua autoestima praticando esportes!
Porque praticar esportes ajudam a aumentar a sua autoestima
Os esportes são como um parque de diversões em que você deixa suas preocupações um pouco de lado e aprecia um aspecto mais lúdico da vida, pelo menos por alguns momentos do dia ou da semana, e isso pode fazer toda a diferença para o seu bem estar. Mas, você já parou para pensa por quê?
A razão é que seu corpo e sua mente se influenciam mutuamente. Eles fazem parte do mesmo sistema, e você não deveria tratá-los como se fossem “separados”. Não vou entrar na parte médico-científica, que não é a minha especialidade, mas, basicamente, os exercícios físicos que fazemos ao praticar esportes liberam diversos hormônios no nosso cérebro, como a endorfina, a serotonina e outros, que são popularmente conhecidos como “hormônios da felicidade”.
O primeiro passo para que você aumente a sua autoestima e autoconfiança começa dentro de você, se sentindo feliz e satisfeito consigo mesmo. Então, não busque fora o que pode estar ai dentro!
Fortaleça sua autoestima, cultive seu amor-próprio e se jogue de cabeça nesse universo esportivo, para ganhar uma dose extra de ânimo e confiança pessoal.
Mexa-se e Sorria! Acredite no poder do Movimento
Quando a vida fica parada, meio para baixo, mova-se para subir! Dance, corra, caminhe, pratique Ioga. As endorfinas, e outros hormônios de que falei no parágrafo anterior agirão no seu corpo e na sua mente, como verdadeiras poções mágicas da felicidade. Escolha seu ritmo e solte a alegria natural que está dentro de você.
Se você não estiver acostumado, comece devagar. Procure um local, por exemplo, um parque perto de você, onde você possa caminhar por pelo menos 30 minutos. E avalie como você se sentia antes e depois!
Desconstrua estereótipos corporais: Corpos de Todas as Formas e Tamanhos São Estrelas
Nos esportes, todo tipo de corpo brilha nos holofotes. Ao participar, você se une a um movimento que quebra padrões tradicionais de beleza. Celebrar a diversidade do corpo humano é uma vitória por si só! É o primeiro passo para que você aumente sua autoestima.
Grandes atletas que não tinham “corpo de atleta”. Nem precisavam
O objetivo desse artigo não é falar de atletas de ponta, profissionais, mas não custa nada citar alguns casos de grandes atletas que não tem, ou tinham, o que se pode chamar de “corpo de atleta”, e nem por isso, deixaram de ser campeões.
Mané Garrincha
Ok, comecei com uma lenda, um dos 10 melhores jogadores de futebol de todos os tempos, em todos os países, e que alguns da turma mais antiga consideram até melhor que Pelé. O “anjo das pernas tortas” tinha uma das pernas seis centímetros mais curta que a outra. E foi o maior driblador de todos os tempos.
Fedor Emilianenko
Faixa-preta de Judô e Mestre Internacional em Sambo, uma arte marcial criada na Rússia e que é o sistema oficial de luta corpo a corpo das forças armadas daquele país, Fedor Emilianenko é considerado por muitos fãs e especialista de MMA como o maior lutador de MMA – Mixed Martial Arts, da História.
Fedor chamava a atenção por algumas características. A primeira era por sua inteligência emocional. Ele jamais perdia a calma e a frieza, mesmo nas poucas vezes em que esteve em uma situação difícil em uma luta. A segunda era pelo seu físico, muito diferente dos atletas de ponta desse esporte. Mas isso não impediu que ele se mantivesse invicto por quase 10 anos.
Tyson Fury
Já que estamos falando de atletas que estão longe de terem “físico de atleta”, não podemos deixar de falar de Tyson Fury, atual campeão mundial de Boxe.
Se George Foreman não foi levado à sério quando voltou da aposentadoria, por sua idade e peso, muita gente poderia cometer o mesmo engano ao analisar o “Gipsy King”. Mas é um engano mesmo. Apesar de não ter o “físico de atleta”, Fury lutou 35 vezes, vencendo 34, sendo 24 por nocaute.
Cada Pequena Vitória Conta, construa suas conquistas pessoais.
Não precisa ser um atleta de ponta, porque falamos deles somente como exemplos em que você pode se inspirar. Estabeleça metas alcançáveis e celebre cada pequena vitória. Cada cesta, gol ou quilômetro percorrido é um lembrete de que você é capaz de coisas incríveis! E isso levará sua autoestima para o topo!
Crie comunidades de Apoio, com laços que Vão Além das Quadras
Esportes são incríveis para formar comunidades. Junte-se a uma equipe, clube ou grupo esportivo. A amizade e o apoio encontrados nessas comunidades não só aprimoram suas habilidades esportivas, mas também ajudam que você aumente sua autoestima
Aprenda com o Fracasso
Em esportes, nem sempre se ganha. A derrota é parte do jogo, mas também é uma chance de aprender. Encare o fracasso como um mestre, não como um inimigo. Cada revés é uma lição que molda sua resiliência e amor-próprio. E quando aconselhamos alguém que faça esportes para que aumente sua autoestima, estamos pensando nisso, não somente nas vitórias.
Porque o mais importante não é que a sua autoestima seja grande, mas que que você seja resiliente! Os revezes acontecerão, poderão ser doloridos, mas não devem abalar sua autoestima, amor próprio e autoconfiança;
Esportes são a Dança da Liberdade
Esportes são uma forma de expressão. Se você ama dançar, praticar artes marciais, escalar, jogar Tênis ou Golfe, pode ter certeza de que há um esporte perfeito para sua personalidade única. Encontre aquele que faz seu coração bater mais forte e use-o como um meio de expressão e celebração.
Seu Corpo, Sua Responsabilidade! Tenha disciplina e respeito próprio
Seu corpo é sua responsabilidade! A prática regular de esportes exige disciplina. Cumprir sua rotina de exercícios é um ato de respeito próprio. Cada treino é uma declaração de amor próprio, de que você merece cuidar do seu corpo e da sua mente.
Desfrute o Momento Presente: Deixe Preocupações Fora de Campo
Quando você está imerso em uma atividade esportiva, o mundo lá fora desaparece. Os esportes ensinam a arte de viver no momento presente. Aproveite a liberdade de ser totalmente você, sem reservas.
Conclusão
Os esportes são uma jornada pessoal de descoberta, crescimento e desenvolvimento do amor-próprio. Ao se envolver ativamente em uma atividade esportiva, você não só está investindo em sua saúde física, mas também nutrindo seu bem-estar emocional.
Então, faça um esporte e aumente a autoestima! Pode ser tão simples quanto dar um chute na bola, dançar sob as estrelas ou correr contra o vento. Envolva-se no jogo da vida, jogue para ganhar e, acima de tudo, celebre cada passo na jornada do amor-próprio. Estamos todos torcendo por você!