Turismo de aventura combina os desafios do esporte com o prazer de viajar

Turismo de aventura combina os desafios do esporte com o prazer de viajar

Não é exagero falar que o esporte me levou a muitos lugares, no sentido figurado e literal. No sentido figurado, me ensinou habilidades que me são úteis na vida pessoal e profissional, como liderar e a ser liderado, e competir com lealdade.

No literal, buscando experiências novas e a sensação de aventura, tive a oportunidade de conhecer países como Indonésia, Ilhas Maldivas, África do Sul, Costa Rica, Nicarágua, El Salvador, México, Chile e Estados Unidos, só para citar alguns. E, dentro do Brasil, conheci também lugares incríveis, como Trancoso e ainda relativamente desconhecida Caraíva.

O esporte é muito importante para a saúde física e mental, trazendo benefícios para a vida pessoal e profissional. Mas ele também é motivo para nos levar a lugares incríveis, quando existe um algo a mais em praticá-lo em outras localidades, fora da cidade ou até do país. Assim é o turismo de aventura, que combina os desafios do esporte com o prazer de viajar.

O que é Turismo de aventura

Uma aventura, por definição, é uma experiência física e sensorial que envolve a superação de desafios, assumindo e enfrentando riscos calculados e avaliados, tendo a sensação de vitória quando esses desafios são vencidos.  Logo, o turismo de aventura inclui uma viagem com o objetivo de praticar essas atividades, geralmente em um local onde eles sejam mais propícios, como o Havai para surfar, ou o Chile para esportes de neve, por exemplo.

A diferença entre turismo de aventura e turismo esportivo

Países como Estados Unidos e Japão, referências em esportes como Boxe e Judô, recebem todos os anos muitos atletas que vão se aperfeiçoar nessas modalidades, se preparando para competições, assim como São Paulo fica lotada de turistas que vêm assistir ao Grande Prêmio de Fórmula 1, no Autódromo de Interlagos, e os melhores competidores de Triathlon vão ao Havai tentarem ser campeões do Iron Man.

Esses são exemplos de turismo esportivo, onde as pessoas viajam para se preparar, participar ou assistir a uma competição esportiva. Já o turismo de aventura tem como objetivo simplesmente passar pela experiência. Não necessariamente vencer alguém, ou algo, que não seja o próprio stress ou o medo, e ter uma boa dose de adrenalina!

Exemplos de esportes de aventura

Entre os principais esportes de aventura que podemos praticar no Brasil, sem incluir esportes de neve como o esqui e o snowboard, podemos citar:

Corrida

Trekking

Montanhismo e escalada

Ciclismo

Paraquedismo

Asa Delta

Rafting

Surf

Balonismo

Mergulho

Esqui aquático

Esqui na neve

Porque recomendo o turismo de aventura

Eu sempre gostei de praticar esportes, desde os individuais como o golfe e o tênis, até os coletivos, como o futebol, e sempre gostei de viajar. Mas foi há alguns anos que eu decidi me aventurar pelo mundo em busca de novos desafios e paisagens, e acabei me apaixonando pelo turismo de aventura, porque cada lugar que eu visitei me trouxe uma sensação diferente e uma lição de vida.

Viajando para praticar esportes de aventura conheci outras culturas, fiz novos amigos, superei os meus limites e me diverti muito. Eu também pude ver de perto a beleza da natureza e a importância de preservá-la.

Se o esporte me mostrou o quanto eu poderia superar meus limites físicos, mentais e emocionais, o turismo de aventura me deu a possibilidade de conhecer o mundo fazendo isso, me dando a motivação para conhecer lugares que em outras situações, talvez eu nunca conheceria.

Lugares para fazer turismo de aventura

Existem muitos lugares para fazer turismo de aventura, no Brasil e fora dele. Entre eles estão:

Trancoso e Caraíva , na Bahia, na região Nordeste do Brasil

Litoral Norte de São Paulo, em São Paulo, região Sudeste do Brasil

Flórida, na região Sul dos Estados Unidos

Garopaba, em Santa Catarina, na região Sul do Brasil

Porque uma viagem de turismo de aventura pode ser sua meta.

Eu sei que as possibilidades de viajar são diferentes para cada um de nós, e sou agradecido à vida e me considero privilegiado pelas viagens que já pude fazer.

Mas quero incentivar vocês, leitores do meu blog, a não somente escolher um esporte radical que gostem de praticar, se ainda não tem um, e colocarem uma viagem de turismo de aventura, nem que seja em sua própria região, em suas metas para o futuro próximo.

Não somente o planejamento dessa viagem vai ajudar você a desenvolver diversas habilidades comportamentais, como incentivar amigos a ir desenvolverá sua liderança, dando a você chances de ver e viver coisas que talvez nunca tenha imaginado. O esporte é uma forma de se conectar com você mesmo, e vai te conectar com o mundo ao seu redor.