IA - Como a Inteligência Artificial está mudando o setor bancário

IA – Como a Inteligência Artificial está mudando o setor bancário

A Inteligência Artificial (AI), ou artificial intelligence, como é muito comum encontrar referências ao termos, mesmo em artigos em português, é a capacidade de um computador ou de um software de simular, com uma precisão próxima à humana, funções cognitivas como raciocínio, tomada de decisão, aprendizado, reconhecimento de padrões e solução de problemas. Entenda como a Inteligência Artificial está mudando o setor bancário.

Para que a Inteligência Artificial já é utilizada no setor bancário

A Inteligência Artificial é utilizada para criar sistemas capazes de se adaptar ao ambiente e aprender com base nos dados e a experiência. A AI pode ser usada para automatizar processos, inclusive aqueles que são mais repetitivos, melhorar aqueles que envolvem tomadas de decisão e prever resultados.

A Inteligência Artificial (AI) é uma das facetas da transformação digital mais visível no setor bancário. Ela vem sendo aplicada em diversos aspectos da vida moderna, inclusive no atendimento aos clientes bancários, tentando resolver os problemas e dúvidas dos clientes de maneira remota, para que só tenham de se dirigir às agências físicas quando for realmente necessário.

Você já conversa com uma inteligência artificial

Você com certeza já conversou com uma IA. Ela é usada para desenvolver chatbots, que são softwares capazes de conversar com os clientes de forma natural e responder questões simples sobre produtos bancários, serviços e soluções. Além disso, a IA também já é usada para melhorar os processos de atendimento aos clientes.

Entre as aplicações em que os chatbots já são utilizados no atendimento aos clientes, estão  identificar e classificar chamadas de acordo com as necessidades dos clientes, a identificar erros comuns e a automatizar processos repetitivos.

A Inteligência artificial para a análise de crédito e prevenção de fraudes

Uma das principais aplicações da Inteligência Artificial tem sido no análise de risco de crédito. Através da IA, as instituições financeiras conseguem analisar rapidamente grandes quantidades de dados, apontando as oportunidades disponíveis para cada cliente fazer negócios com o banco, ajudando a prevenir a inadimplência e até a indicar melhores oportunidades de investimento.

A IA também é cada vez mais utilizada para prevenir fraudes. Analisando padrões de comportamento, ela é capaz de encontrar anormalidades em transações dentro do mercado financeiro, ajudando a evitar crimes e erros que podem trazer sérios prejuízos a pessoas físicas, empresas e instituições financeiras.