Transformação digital. Qual o futuro das agências bancárias e do atendimento ao cliente

Transformação digital é um termo usado para descrever o processo de mudança de uma organização visando aproveitar a tecnologia digital para oferecer novos produtos, melhorar os já existentes, aprimorar processos e elaborar novas estratégias de negócios. Todas essas mudanças terão um grande impacto no setor financeiro. Então, vale a pena analisar qual o futuro das agências bancárias e do atendimento ao cliente com a transformação digital.

Como a transformação digital afeta o varejo bancário

A transformação digital afeta o varejo bancário porque envolve a adoção de tecnologias digitais, como Big Data e Inteligência Artificial para identificar tendências, prever o comportamento do cliente e aprimorar as experiências do usuário, usando sistemas abertos, que permitem a integração de novas tecnologias, como a Internet das Coisas (IoT), com outros sistemas. Isso permite às empresas aproveitar melhor os recursos e as possibilidades das tecnologias digitais.

Os benefícios da transformação digital

Os benefícios da transformação digital para as empresas em geral são o aumento da eficiência e redução de custos, especialmente em processos que estavam sujeitos à falhas humanas, resultando em uma melhoria da experiência do cliente e aumento da satisfação dos funcionários.

A transformação digital nas agências bancárias

As agências bancárias sofrerão mudanças profundas com a transformação digital. Não é exagero afirmar que já está acontecendo uma verdadeira reinvenção no setor.

O processo de digitalização dos serviços bancários, que analisando em perspectiva, começou décadas atrás, com os caixas eletrônicos ganhou cada vez mais impulso. Os bancos estão cada vez mais investindo em soluções online, como aplicativos, sites e ferramentas de pagamento e transferência, e isso está transformando a forma como as agências bancárias são vistas.

Locais onde nossos pais e avós iam para pagar contas, retirar ou depositar dinheiro, ou conversar com o gerente, as agências bancárias estão sendo transformadas em ambientes mais modernos e interativos, que oferecem serviços personalizados e uma experiência de atendimento mais ágil.

A Agência Bancária do século XXI é um local para prestar serviços de alto valor agregado

Com todos esses serviços, e muitos outros, podendo ser prestados através de aplicativos dos smartphones, as agências bancárias estão sendo reinventadas. Afinal, são estruturas operacionalmente caras, muitas vezes, instaladas nos pontos comerciais mais bem localizados das regiões em que se encontram, que também tem um aluguel caro.

Por isso, as agências bancárias estão começando a oferecer serviços adicionais, como consultorias financeiras e assessorias que ajudam os clientes a tomar decisões mais informadas e a se preparar para o futuro, além de dar suporte para a tomada de decisões de investimento. Enfim, estão evoluindo para se adequar aos novos padrões de atendimento, para continuarem sendo essenciais no mercado financeiro.

Cesar Cotait

CEO América Latina na EXADEL