Big Data é um termo usado para descrever um conjunto de dados muito grande ou muito complexo para ser processado e analisado com ferramentas de computação tradicionais. Pode incluir dados estruturados, não estruturados ou semiestruturados, sobre os quais seria muito difícil estabelecer qualquer tipo de correlação. Entenda o que é big data e como está sendo uma ferramenta de transformação digital que está mudando o setor bancário e financeiro.
O que é Big Data
Big data podem ser registros de transações, fotos, vídeos, áudios, mensagens de texto, dados de sensores, logins de aplicações e muitos outros comportamentos que as pessoas tem. Ele pode ser usado para descobrir padrões e tendências, fazer previsões, entender melhor os clientes e melhorar a tomada de decisões.
Big Data x Análise Convencional
A diferença em relação a uma análise convencional é que quando pessoas analisam o comportamento de outras pessoas, tentando ter alguma previsibilidade sobre como elas irão agir, essa análise sempre tem um certo viés.
O primeiro viés é o analista sempre tentará encaixar esses comportamentos a algo que ele considera racional, inclusive com base no seu background cultural e pessoal.
O segundo viés é o analista não conseguir perceber que certos dados podem se correlacionar, e desprezá-los em sua análise, ou ainda, nem mesmo perceber a sua existência.
Como o Big Data pode ajudar o setor bancário
O Big Data é uma ferramenta poderosa para ajudar os bancos a entenderem melhor os seus clientes, e fornecer a eles um atendimento mais personalizado, entendendo seus hábitos de gastos, preferências de produtos e comportamentos de pagamento.
Essas informações podem ser usadas para personalizar o atendimento ao cliente, permitindo que se otimize esforços e se forneça um serviço ao cliente mais eficaz, com produtos ou serviços que se encaixem melhor às suas necessidades.
O que podemos fazer pelo cliente?
Do ponto de vista do gerenciamento dos recursos do banco, pode ajudar a criar campanhas de marketing que realmente vão de encontro às dores e necessidades dos clientes em um ambiente cada vez mais competitivo, e mensurar o sucesso dessas campanhas.
Em suma, entre os vários processos de transformação digital , o big data é um dos que tem o papel mais importante a desempenhar no atendimento aos clientes bancários, mostrando como melhorar os processos de atendimento, e identificar oportunidades para melhorar a experiência do cliente, além de pode ser usado para melhorar a segurança dos serviços bancários, não somente ajudando a prevenir fraudes e outros crimes financeiros.