Gestão do tempo

Como fazer a gestão do tempo, aumentar sua produtividade e lidar com a procrastinação

O tempo é o recurso mais importante de que todos dispomos, porque uma vez perdido, não pode ser recuperado. Por isso, nesse artigo vou compartilhar algumas dicas de como fazer a gestão do tempo, aumentar sua produtividade e lidar com a procrastinação, que é um dos piores adversários que temos para organizar tarefas, estabelecer metas e prioridades e, mais importante, cumpri-las!

Gestão do tempo e produtividade

Gerenciar eficazmente o tempo e aprimorar a produtividade são competências fundamentais para qualquer profissional que almeje o êxito em sua carreira. Entretanto, frequentemente nos deparamos com obstáculos que limitam nossa capacidade de explorar plenamente nosso potencial. Isso inclui distrações, interrupções, dificuldade de concentração, estresse, fadiga e outros desafios semelhantes.

Por isso, é importante desenvolvermos uma rotina que nos permita gerenciar melhor o nosso tempo e otimizar a nossa produtividade. Aqui estão algumas estratégias que eu uso e que podem ser úteis para você também:

Dicas de gestão do tempo

Você deve ouvir falar sobre gestão do tempo há, bem, muito tempo! Mas por uma série de razões, não colocou a teoria em prática.  Por isso, seguem algumas dicas de gestão de tempo para você fazer acontecer, transformando as ideias em realizações!

Planeje o seu dia com antecedência.

Antes de começar o seu dia de trabalho, faça uma lista das tarefas que você precisa realizar, estimando o tempo necessário para cada uma delas. Em seguida, ordene as tarefas de acordo com importância e urgência, e defina as suas prioridades. Assim, você terá uma visão clara do que precisa fazer e poderá se concentrar nas atividades mais relevantes.

Estabeleça metas SMART.

Smart, como você sabe é a palavra em inglês para “esperto”. E falando em gestão do tempo, é exatamente isso, o uso inteligente do tempo!

Metas SMART são específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais. E como o Por exemplo, em vez de dizer “quero aumentar as vendas da minha empresa”, diga “quero aumentar as vendas da minha empresa em 10% até o final do trimestre”. Dessa forma, você terá um objetivo claro e quantificável, que poderá ser acompanhado e avaliado.

Use a técnica Pomodoro.

A técnica Pomodoro de gestão do tempo consiste em dividir o seu período de trabalho em blocos de 25 minutos, separados por intervalos de 5 minutos.

Cada bloco de 25 minutos é chamado de pomodoro, e você deve se dedicar a uma única tarefa durante esse período, sem interrupções ou distrações. Após cada pomodoro, faça uma pausa de 5 minutos para relaxar e recarregar as energias.

A cada quatro pomodoros, faça uma pausa mais longa, de 15 a 30 minutos. Essa técnica ajuda a manter o foco, a reduzir o estresse e a aumentar a qualidade do trabalho.

Elimine ou minimize as distrações.

As distrações são os maiores inimigos da produtividade, que devemos atacar para fazer uma boa gestão do tempo. Elas podem vir de diversas fontes, como redes sociais, e-mails, mensagens, telefonemas, ruídos externos, etc.

Para evitar que elas atrapalhem o seu desempenho, procure eliminar ou minimizar as fontes de distração ao seu redor. Por exemplo, desligue ou silencie o seu celular, feche as abas desnecessárias do seu navegador, avise aos seus colegas que você está ocupado e não pode ser interrompido, use fones de ouvido para bloquear os ruídos externos, etc.

Lide com a procrastinação.

A procrastinação é o hábito de adiar ou evitar fazer algo que precisa ser feito. Ela pode ser causada por vários motivos, como medo, ansiedade, falta de motivação, perfeccionismo, etc. Para combater a procrastinação, é preciso identificar as suas causas e enfrentá-las.

Dicas para lidar com a procrastinação

Comece pelas tarefas mais fáceis ou mais prazerosas;

Divida as tarefas grandes ou complexas em partes menores e mais simples;

Recompense-se por cada tarefa concluída;

Lembre-se dos benefícios de cumprir as suas obrigações;

Peça ajuda ou apoio quando necessário;

Perdoe-se pelos erros e aprenda com eles.

Essas são algumas das técnicas que eu uso para fazer a minha gestão do tempo e melhorar a minha produtividade. Espero que elas sejam úteis para você também. Lembre-se: o tempo é um recurso valioso e limitado, por isso devemos usá-lo com sabedoria e eficiência.