Transparência é Primordial para o Sucesso de Fusões e Aquisições (M&A)

Em um momento de transformação, como o que estamos passando na CPQi na fusão com a Exadel, transparência é primordial para o sucesso.

Um estudo da Harvard Business Review mostrou que, embora as empresas gastem mais de US$ 2 trilhões em aquisições todos os anos, há uma grande chance de que os objetivos estabelecidos para as fusões e aquisições não sejam alcançados.

Na verdade, um dos maiores desafios que os líderes enfrentam durante as fusões e aquisições é a integração da força de trabalho. Estudos relatam que, devido às incertezas associadas às aquisições, o engajamento e o moral dos funcionários tendem a ser mais baixos durante esse período.

Então, o que os líderes podem fazer para manter seus funcionários engajados e cumprir as metas estabelecidas para a aquisição?

É importante entender e abordar o impacto que as fusões e aquisições terão em seus funcionários. Isso requer ouvir sua equipe, entender suas preocupações em relação às mudanças na organização e pedir sua opinião.

Um M&A bem-sucedida requer comunicação e os líderes devem se concentrar tanto na qualidade quanto na frequência de sua comunicação com a equipe. Ser aberto e honesto deixará seus funcionários à vontade e os ajudará a navegar pelas mudanças que acontecem no local de trabalho. Isso também mostrará que você respeita e valoriza seus funcionários e aumenta o comprometimento e o engajamento no longo prazo.

Quando os líderes colocam seu pessoal em primeiro lugar e criam um ambiente em que os funcionários se sintam reconhecidos e ouvidos, eles poderão manter o moral e o engajamento elevados e garantir que a organização seja capaz de atingir seus objetivos.