Hard skills são habilidades específicas de um trabalho, como programação, contabilidade, finanças, entre outras.
Soft skills, por outro lado, são habilidades relacionadas às interações sociais, como comunicação, trabalho em equipe, resolução de problemas, tomada de decisão, entre outras.
Mudanças de paradigmas nas corporações modernas em relação a maneira de qualificar colaboradores e candidatos culminaram em mudanças de metodologias e sistemas de benefícios e bonificações.
Cada vez mais vejo as empresas valorizando as habilidades sociocomportamentais, soft skills, e menos as qualificações fáceis de verificar em um Curriculum vitae, hard skills, que sempre foram muito valorizadas.
No âmbito da atração de candidatos, as metodologias de recrutamento e seleção devem ser capazes de chegar muito próximo a resultados de análise de habilidades como comunicação interpessoal, proatividade, capacidade de trabalhar sob pressão, resolução de conflitos, capacidade analítica, dentre outros.
Na retenção de colaboradores, a definição dos benefícios deve ser considerada não somente a parte quantitativa, mas também ressaltar na parte qualitativa as habilidades que tornam o profissional um ativo importante para a empresa.
Vejo que nos setores onde atuo que o conhecimento, criatividade, inovação e colaboração quando bem empregados colocam profissionais em posição diferenciadas.
Pessoas com capacidade de resolver problemas complexos, com pensamento crítico e inteligência emocional desenvolvida tem destaque no ambiente de negócios.
Portanto, as soft skills, que são as habilidades relacionadas às interações sociais, estão se tornando cada vez mais importantes para as empresas, tanto na atração de novos talentos quanto na retenção dos colaboradores. O conhecimento, criatividade, inovação, colaboração, capacidade de resolver problemas complexos, pensamento crítico e inteligência emocional são fatores fundamentais para o sucesso de qualquer profissional.