Como dar feedback de maneira eficiente

Como dar feedback de maneira eficiente

O feedback é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento pessoal e profissional, permitindo que as pessoas saibam se sua performance está de acordo com as expectativas e, e o que podem fazer para melhorar. Oferecer essa informação de maneira correta é uma ferramenta importante para o sucesso de equipes e informações. Então, vamos falar de como dar feedback de maneira eficiente.

O Que é Feedback

Feedback é um processo de comunicação que envolve duas ou mais pessoas, que na tradução exata do inglês seria realimentar, extrair um dado de um processo ou de uma situação e utiliza-lo no controle, previsão e projeção ou correção imediata ou futura desse processo ou situação.

Então, estamos falando em fornecer a alguém as informações de que precisa para melhorar em algum aspecto.

O impacto do feedback na carreira de um profissional

O impacto exato do feedback na carreira profissional não é tão simples de quantificar, pois depende de vários fatores, como a qualidade do feedback fornecido, a capacidade de ação do indivíduo e o contexto específico da carreira. Além disso, seu impacto pode variar de pessoa para pessoa, pois a mesma mensagem pode ter efeitos diferentes em pessoas diferentes.

No entanto, pesquisas e estudos indicam que  tem um impacto significativo nas carreiras profissionais, podendo, inclusive, ser muito positivo, como:

Melhoria do Desempenho:

Um estudo da Harvard Business Review mostrou que funcionários que recebem feedback regular têm um desempenho 3,6 vezes melhor do que aqueles que não recebem feedback.

Crescimento Profissional:

Pesquisas indicam que cerca de 70% dos profissionais valorizam o feedback como uma ferramenta importante para o desenvolvimento de suas carreiras.

Retenção de Talentos:

Funcionários que recebem feedback constante tendem a sentir-se mais valorizados e engajados, o que pode aumentar a retenção de talentos nas organizações.

Aprimoramento de Habilidades:

O feedback eficaz ajuda os profissionais a identificarem áreas de melhoria e aperfeiçoar suas habilidades, o que pode levar a promoções e avanços na carreira.

Comunicação Interpessoal:

O feedback ajuda a melhorar a comunicação e o relacionamento interpessoal, o que é essencial em muitos cargos e níveis hierárquicos.

Embora esses números forneçam uma visão geral do impacto do feedback na carreira profissional, é importante lembrar que por si só ele não garante o sucesso profissional. A maneira como  é recebido e aplicado, juntamente com outras competências, habilidades e fatores comportamentais, as chamadas soft skills, desempenham um papel crucial no progresso profissional de um indivíduo.

Ou seja, é uma ação necessária, mas não suficiente, para uma carreira de sucesso. O feedback tem de ter qualidade, mas a ação resultante dele também precisa ter. O resultado pode desempenhar um papel fundamental no sucesso de uma carreira profissional.

Qual a melhor maneira de dar e receber feedback

Ao dar feedback, é importante escolher o momento certo, as palavras certas e fornecer exemplos específicos que embasem o seu argumento.

Ao receber feedback, é fundamental ouvir atentamente, não se colocar na defensiva ou pior, entender  como uma crítica pessoal. Na verdade, é importante usar-lo para definir metas de desenvolvimento pessoal e profissional.

Tipos de Feedback

Existem vários tipos , cada um com seu propósito e aplicação específicos. Os principais são:

Feedback Positivo:

Este tipo de feedback destaca o desempenho excepcional ou comportamento desejado de um indivíduo, com o objetivo de estimulá-lo. É usado para reforçar ações positivas e motivar a repetição desses comportamentos. Por exemplo, elogiar um funcionário por concluir um projeto antes do prazo.

Feedback Construtivo:

Feedback construtivo é o termo utilizado quando existem áreas de melhoria no desempenho ou comportamento de alguém a serem apontadas. Deve ser oferecido de forma respeitosa e com sugestões claras de como melhorar. Por exemplo, indicar a um colega onde ele cometeu erros em um relatório e como pode corrigi-los.

Feedback Formal:

Bem detalhado e documentado, muitas vezes abordando várias áreas de desempenho, é planejado e estruturado, geralmente a partir de avaliações de desempenho ou reuniões regulares.

Feedback Informal:

Mais casual e espontâneo, frequentemente é fornecido no dia a dia do trabalho. Pode ocorrer em conversas de corredor, reuniões rápidas ou trocas de mensagens, e pode abordar questões imediatas e específicas.

Feedback de 360 Graus:

Envolve a coleta de feedback de diversas fontes, incluindo superiores, colegas, subordinados e até mesmo clientes. Oferece uma visão completa do desempenho de um indivíduo e é comumente usado em avaliações de desenvolvimento.

Feedback Direto e Indireto:

O feedback direto é fornecido pessoalmente, cara a cara ou por escrito. É entregue por meio de terceiros, como um supervisor que fornece a avaliação a um funcionário por meio de um colega.

Feedback Formalizado por Escrito:

Como o próprio nome diz, é o feedback documentado, geralmente em forma de relatórios, avaliações ou e-mails. É frequentemente usado em avaliações de desempenho e revisões.

Feedback Contínuo: Diferentemente das avaliações pontuais, é fornecido de forma regular, muitas vezes em intervalos mais curtos. É útil para acompanhar o progresso e realizar ajustes ao longo do tempo.

Feedback de Desenvolvimento: É focado no crescimento e desenvolvimento do indivíduo e geralmente, inclui sugestões para melhorias, treinamento ou aquisição de novas habilidades.

Feedback de Reconhecimento: Reconhece o esforço, a dedicação e os resultados alcançados por um indivíduo ou equipe. Pode ser uma forma poderosa de motivar e recompensar.

Cada um deles tem seu papel na comunicação eficaz e no desenvolvimento pessoal e profissional. A escolha do tipo apropriado depende do contexto e dos objetivos da comunicação.

Etapas essenciais para fornecer feedback eficaz

Preparação:

A primeira etapa de um bom feedback é a preparação, que envolve ter uma espécie de roteiro, que envolve coleta de informações, definição de objetivos claros, planejamento da comunicação, escolha do momento adequado, definição do tom e do conteúdo e preparação para perguntas e reações, entendimento e conclusão.

Coleta de Informações:

A coleta de informações é a base sobre a qual você elabora um argumento e uma linha de comunicação. Um feedback é uma avaliação sobre um resultado ou um comportamento de um indivíduo com o objetivo de modificá-lo ou reforçá-lo. Não é um julgamento sobre todos os aspectos da vida dessa pessoa, inclusive sobre aqueles que são irrelevantes para os objetivos da organização.

Então, a coleta de informações deve se focar nos aspectos relevantes relacionados ao desempenho, comportamento ou situação que você deseja abordar. Isso pode incluir observações, dados, exemplos e relatórios pertinentes.

Definição de Objetivos Claros:

Uma vez reunidas as informações, que são o ponto de partida do processo, você deve definir objetivos claros e específicos que você deseja alcançar .Isso ajudará você a manter o foco e a direção durante a conversa.

Garanta o foco, relevância e objetividade

Certifique-se de que o feedback que você está prestes a dar é relevante para os objetivos da organização, o desenvolvimento do receptor ou a resolução de um problema específico. Evite incluir informações não relacionadas que possam desviar a atenção do receptor. Seja gentil, mas não deixe que a conversa perca a objetividade.

Seja claro e específico sobre o que você está abordando. Use exemplos concretos de comportamentos, ações ou resultados que deseja discutir. Evite generalizações vagas. E não sobrecarregue o receptor com feedback excessivo. Concentre-se nos pontos mais relevantes e evite abordar múltiplos problemas de uma só vez.

Planejamento da Comunicação:

Planeje a conversa, definindo previamente a estrutura da comunicação, incluindo uma introdução, o feedback em si e possíveis soluções ou próximos passos. Este planejamento ajuda a tornar a conversa mais organizada e direcionada.

Segue uma sugestão para um roteiro de uma conversa:

Abra a conversa sendo amistoso.

Comece a conversa  com uma abertura amigável e construtiva. Isso ajuda a estabelecer um clima positivo e receptivo. Você pode começar a conversa expressando seu desejo de apoio ao desenvolvimento do receptor.

Pratique Empatia:

Tente compreender a perspectiva do receptor. Coloque-se em seu lugar e pense em como ele pode reagir ao feedback. Isso ajuda a adaptar sua abordagem e tornar a conversa mais produtiva.

Evite linguagem negativa, acusatória ou ofensiva. Concentre-se em fornecer informações de maneira construtiva e não pessoalize o feedback. Use “eu” em vez de “você” para expressar suas observações.

Prepare-se para Perguntas e Reações:

Antecipe possíveis perguntas ou reações do receptor e esteja preparado para respondê-las de forma objetiva e respeitosa. Isso demonstra que você está aberto ao diálogo, e ouça atentamente. Dê espaço para o receptor expressar seus pensamentos e sentimentos. Ouça atentamente, sem interromper. A escuta ativa é essencial para criar um ambiente de diálogo.

Faça Perguntas Abertas:

Encoraje o receptor a compartilhar sua perspectiva fazendo perguntas abertas, como “Como você vê essa situação?” ou “Qual é a sua opinião sobre isso?” Isso promove a participação ativa e a compreensão mútua.

Evite Julgamentos Prematuros:

Evite fazer julgamentos ou conclusões precipitadas. Mantenha a mente aberta e reserve espaço para discutir diferentes pontos de vista.

Encoraje a Auto avaliação:

Incentive o receptor a se auto avaliar e a refletir sobre o feedback recebido. Isso promove o desenvolvimento pessoal e a responsabilidade, tornando o receptor protagonista da própria evolução profissional.

Ofereça Apoio e Soluções:

Em vez de apenas apontar problemas, ofereça apoio e sugira soluções práticas para melhorar o desempenho ou resolver questões. O feedback construtivo deve ser acompanhado de orientações para ação.

Confirme o Entendimento:

Ao concluir a comunicação do feedback, certifique-se de que o receptor compreendeu claramente as informações. Ofereça a oportunidade para esclarecimento de dúvidas.

Encerre de maneira positiva

Encerre a conversa de feedback com uma nota positiva. Reconheça os esforços do receptor e reforce seu apoio contínuo ao desenvolvimento. Deixe a porta aberta para futuras discussões.

Documente o Feedback

Em alguns casos, pode ser útil documentar o feedback, especialmente se ele estiver relacionado a questões críticas ou a metas específicas. Isso pode servir como um registro para futuras referências, mas é totalmente opcional.

Como tornar as pessoas mais receptivas ao feedback

O feedback é uma ação necessária para tornar equipes e organizações mais eficientes, mas muitas vezes as pessoas associam automaticamente o ato de receber feedback ao de receber cobranças e críticas, e são pouco receptivas a ele. Vamos falar então de como tornar as pessoas mais receptivas ao feedback.

Escolha o Momento Adequado:

Determine o momento apropriado para fornecer o feedback. Se possível, garanta que tanto você quanto a pessoa que vão receber esse feedback estarão disponíveis para conversar, e não sejam interrompidos por outros assuntos.

Escolher o momento adequado para o feedback envolve inteligência emocional.

Além da disponibilidade em agenda, leve em consideração estado emocional do receptor. Evite momentos em que ele esteja sob pressão extrema ou emocionalmente perturbado, o que pode levar a conversa para um nível pessoal, que não ajuda em nada o seu objetivo.

E lembre-se de ter com você mesmo a mesma sensibilidade que precisa ter com o receptor. Tenha certeza de que se trata de um momento emocionalmente adequado para você também.

Escolha as palavras, a linguagem e o tom adequados:

Selecione cuidadosamente suas palavras, evite linguagem negativa, acusatória ou ofensiva e, não custa relembrar, jamais use um tom áspero ou agressivo. Use uma abordagem construtiva e principalmente, não torne o feedback uma questão pessoal, para quem recebe ou para você!

O objetivo é a melhoria de comportamentos ou resultados da pessoa atuando na organização. Não fazer qualquer tipo de julgamento sobre a pessoa em si.

Crie um Ambiente Seguro:

Certifique-se de que o ambiente em que a conversa de feedback ocorre seja seguro, confortável e com a devida privacidade. O receptor deve sentir que pode expressar seus pensamentos e sentimentos sem medo de julgamento, retaliação ou exposição.

Esteja Aberto ao Diálogo:

Mostre-se aberto ao diálogo e ao feedback bidirecional. Quem recebe pode dar suas próprias opiniões. Demonstre disposição para ouvir as perspectivas e preocupações do receptor.

Evite uma situação de confronto. 

Se o receptor reagir defensivamente ao feedback, evite entrar em clima de confronto ou adotar uma também uma postura defensiva. Em vez disso, escute atentamente e tente entender as preocupações dele.

Uma maneira de conseguir isso é manter uma linguagem positiva e construtiva durante a conversa, não acusatória, e reconhecer e validar os sentimentos e opiniões do receptor. Isso demonstra empatia e ajuda a criar um ambiente onde o receptor se sinta compreendido.

Evite Comparações Destrutivas:

Não compare o receptor com outras pessoas da equipe de maneira destrutiva.

Respeite os Limites do Receptor:

Reconheça os limites do receptor. Algumas pessoas podem precisar de tempo para processar as informações antes de responderem ou tomarem medidas.

Ações a serem implementadas a partir do feedback

Quando falamos em como dar feedback de forma eficiente, estamos falando não de apontar pontos de melhoria, mas de implementar ações corretivas a partir disso, que resultem em melhorias e crescimento individual e até organizacional.

Então, a partir do feedback fornecido você deve:

Estabelecer Metas Claras:

Defina metas claras e específicas para o receptor As metas devem ser mensuráveis e alcançáveis.

Estabelecer um plano de ação:

Colabore com o receptor para criar um plano de ação concreto que inclua passos específicos a serem tomados para alcançar as metas estabelecidas.

Definir Prazos:

Defina prazos realistas para a conclusão das ações corretivas. Isso cria um senso de urgência e responsabilidade.

Ofereça Apoio:

Esteja disponível para oferecer apoio contínuo e orientação ao receptor durante o processo de implementação das ações corretivas.

Acompanhe regularmente:

Acompanhe regularmente o progresso do receptor em relação às metas estabelecidas, e se necessário, faça ajustes.

Incentive a Autoavaliação do receptor:

Encoraje o receptor a se autoavaliar a respeito do próprio desempenho à medida que implementa as ações corretivas.

Dê o justo reconhecimento e celebre o sucesso

Dê o justo reconhecimento e celebre o sucesso do receptor em conquistar as melhorias propostas. Esse é um poderoso motivador.

Mantenha o foco no Crescimento e Desenvolvimento do receptor:

Mantenha o foco no crescimento e no desenvolvimento contínuos do receptor. O feedback não é apenas sobre correção, mas também sobre evolução pessoal e profissional.

Mantenha registros e documentos dos feedbacks fornecidos e de seus resultados

Mantenha registros documentados das ações propostas e dos resultados. Isso pode ser útil para avaliações futuras da pessoa que recebeu o feedback e suas mesmo, para se aperfeiçoar nessa tarefa.

Mantenha a comunicação aberta:

Mantenha uma linha aberta de comunicação com o receptor para que ele possa relatar quaisquer desafios, preocupações ou necessidades adicionais durante o processo. Isso  demonstra seu compromisso de ajudar o receptor a melhorar e crescer.

Benefícios do Feedback para as organizações

Dar feedback de maneira eficiente não é benéfico apenas para os profissionais, individualmente. Pode trazer grandes ganhos para suas equipes e para as organizações como um todo. Entre esses ganhos estão:

Criar de uma cultura de reconhecimento

Destacar e recompensar o bom desempenho é uma excelente fonte de aumento de motivação.

Implementação de Ferramentas de Desenvolvimento a partir do resultado das entrevistas de feedback.

Uma liderança eficaz aprende e se aprimora com o que  ouve nas entrevistas de feedback.

Melhoria na Comunicação interna:

A comunicação entre líderes e membros da equipe pode melhorar substancialmente nas conversas de feedback, pois os funcionários se sentem mais ouvidos e valorizados.

Implementação de uma cultura de Desenvolvimento Pessoal e Profissional:

Os funcionários que passam por processos de feedback entendem que tem um caminho claro para seu desenvolvimento, sentindo-se mais confiantes em suas funções e tendo autonomia e iniciativa de identificar possibilidades de melhoria

Redução na Rotatividade de pessoal

Empresas que aprendem como dar feedback de maneira eficiente veem uma diminuição notável na rotatividade de talentos, economizando tempo e recursos anteriormente gastos na contratação e treinamento de novos funcionários.

Criação de uma cultura de alto desempenho

Empresas que desenvolveram maneiras  como dar feedback de maneira eficiente prepararam o ambiente para a criação de uma cultura de alto desempenho, com o aumento da motivação e do comprometimento dos funcionários, das equipes e de suas lideranças.

De acordo com estudo publicado na revista “Applied Psychology” que analisou a relação entre o feedback e o desenvolvimento de habilidades profissionais, foi possível fazer a seguinte correlação.

Apenas 26% dos funcionários que não recebem feedback regularmente estão engajados no trabalho, em comparação com 65% dos funcionários que recebem feedback semanal.

77% dos funcionários acreditam que o feedback é uma parte crucial do desenvolvimento profissional, de acordo com estudo da Universidade de Londres,

96% dos funcionários consideram que receber feedback regular é importante para o crescimento profissional, enquanto apenas 13% dos gerentes concordam em dar feedback regularmente.