O Chat GPT é um algoritmo baseado em inteligência Artificial. O significado da sigla GPT é Generative Pre-training Transformer , que em uma tradução livre para o português, significa Transformador pré-treinado generativo . O Chat GPT não é a primeira tecnologia desse tipo que utilizamos com frequência, mas tem o potencial de mudar nossa relação com a inteligência artificial.
O que é o Chat GPT, e quem o criou
O Chat GPT é um sistema de Inteligência Artificial que gera diálogo. Criado pela empresa Open AI, este chatbot de alta capacidade usa algoritmos de aprendizado de máquina para processar e analisar grandes quantidades de dados para gerar respostas às consultas do usuário.
Como o Chat GPT funciona
Quando nós interagimos com o Chat GPT, a Inteligência Artificial primeiro analisa o nosso imput, os dados que fornecemos, identificando os principais tópicos e temas da mensagem. Em seguida, com base em sua vasta base de conhecimento de dados de texto e informações, gera uma resposta com base em sua compreensão do tópico. Em outas palavras, o Chat GPT funciona processando e gerando texto em uma série de etapas, que explicaremos individualmente.
Pré-treinamento:
O ChatGPT é pré-treinado em um grande corpus de texto disponível publicamente na Internet. Isso inclui sites, livros, artigos e outras fontes de dados de texto. Durante o pré-treinamento, o modelo aprende a prever a próxima palavra em uma frase com base no contexto das palavras anteriores.
Arquitetura do transformador:
O Chat GPT foi criado sobre o que se chama de arquitetura do transformador, uma arquitetura de rede neural projetada especificamente para processar dados sequenciais como texto. O modelo do transformador consiste em várias camadas de redes neurais de autoatenção e feedforward, que em uma tradução livre, seria algo como alimentação à frente, que permite captar os relacionamentos e dependências entre palavras em uma frase.
Ajuste fino:
Após o pré-treinamento, o ChatGPT é ajustado em um conjunto de dados mais específico que é cuidadosamente gerado com revisores humanos. Esses revisores seguem as diretrizes fornecidas pela OpenAI para revisar e avaliar as possíveis saídas do modelo para diferentes entradas de exemplo. O modelo é então ajustado para melhorar suas respostas com base nesse ciclo.
Processamento de entrada:
Quando um usuário faz uma pergunta, ou fornece um prompt, o texto de entrada é tokenizado, o que significa que é dividido em unidades menores chamadas tokens. Esses tokens geralmente representam palavras ou trechos de palavras. A entrada tokenizada é então alimentada no modelo para processamento adicional.
Compreensão contextual:
O Chat GPT processa o texto de entrada por meio de suas camadas transformadoras, onde captura as relações contextuais entre os tokens. Isso permite que o modelo entenda a entrada o contexto da conversa anterior e quaisquer instruções fornecidas.
Geração de resposta:
Com base na entrada e no conhecimento aprendido, o Chat GPT gera uma resposta prevendo a próxima palavra ou token mais provável. O processo continua de forma iterativa, com o modelo gerando texto até atingir um comprimento especificado ou uma condição de término.
Pós-processamento:
O texto gerado retorna como resposta, podendo ser processado ou formatado por algoritmos adicionais para melhorar a legibilidade ou a coerência, dependendo da implementação específica.
O Chat GPT fornece respostas confiáveis?
As respostas do Chat GPT são baseadas em padrões e informações aprendidas durante a etapa de treinamento, e até o momento, nem sempre são tão precisas ou corretas quanto aquelas fornecidas pelo Google, por exemplo. E cabe lembrar que não tem acesso a informações ou conhecimentos em tempo real além de seus dados de treinamento.
Porque o Chat GPT vai mudar nossa relação com a Inteligência Artificial
O Chat GPT vai mudar nossa relação com a Inteligência Artificial porque ele é um sistema de AI acessível a praticamente qualquer pessoa, e que pode ser utilizado para muitas tarefas corriqueiras do dia a dia.
A comparação mais óbvia é com a revolução que o sistema Windows trouxe ao cotidiano de empresas e famílias desde o lançamento de sua primeira versão, em 1985. Quanto mais sofisticado o Windows se tornava, mais simples e acessível era a sua operação, de modo que o uso do computador se tornava também mais corriqueiro para uma série de tarefas, na vida pessoal e profissional.
Conclusão
Da mesma maneira que o Windows tornou os computadores parte da vida das pessoas porque os tornou acessíveis e fáceis de usar, existe grande chance de que o Chat GPT desmistifique para a maioria das pessoas o que são as Inteligências Artificiais, e os benefícios que podem trazer.