Os impactos das inconsistências contábeis das Americanas (AMER3) não fica restrito apenas a fundos de investimentos que investiram em sua ações. Fundos de Investimentos de todas as classes (multimercados, renda fixa, entre outros) podem sofrer perdas com Americanas (AMER3).
Pesquisa da TradeMap indica que fundos com possível posição em ativos da Americanas (ações, posições arrendadas ou títulos) perderam R$ 4,2 bilhões em patrimônio entre setembro e dezembro de 2022. Isso porque após a divulgação dos imbróglios envolvendo a gigante do varejo, as debêntures de prazo mais longo da empresa eram negociadas com deságios entre 50% e 60% no mercado de balcão. Neste cenário, os fundos de investimentos que possuíam debêntures das Americanas tiveram que realizar um ajuste na cota para refletir o deságio das debêntures, o que é chamado de marcação a mercado.
Marcação a mercado é um processo pelo qual os ativos são avaliados diariamente, a fim de refletir o valor atual de mercado. Esta marcação é usada para garantir que os investidores estejam cientes dos ganhos e perdas potenciais das suas posições. A marcação a mercado é comumente usada para contabilizar o valor de ativos em carteiras de investimento e em carteiras de ações.
Estes ajustes ocasionaram uma rentabilidade menor do que o esperado que em alguns casos refletiu em rentabilidade negativa. Um dos casos bastante comentado nas redes sociais é a do fundo de renda fixa do NuBank, Nu Reserva Inmediata, que é uma das opções oferecidas pelo banco para guardar dinheiro para uma reserva de emergência.
Segundo os últimos dados apresentados à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a carteira do “Nu Reserva Imediata” tinha cerca de 1% de seu patrimônio alocada em duas debêntures da Americanas. Assim, a carteira, que antes entregava ganhos equivalentes a 109% do CDI (certificado de depósito interbancário, principal referência de rentabilidade para investimentos em renda fixa), apresentava um retorno médio de 37% do CDI nos últimos 30 dias, segundo informações do aplicativo do banco neste domingo (15).
O fundo tinha aplicação mínima de R$ 1 e era apresentado pela instituição como sendo de “baixo risco e alta liquidez”, e indicado para “investidores que não querem correr muitos riscos e com uma expectativa de retorno melhor que o da poupança”.
As seguintes condições foram consideradas para a pesquisa da TradMap
– Só foram considerados na amostra os fundos que tiveram rentabilidade negativa em 12 de janeiro de 2023, não foram considerados na amostra os fundos com rentabilidade positiva. Os Fundos poderão ter posições descontinuadas nos títulos acima entre set/22. e janeiro de 2023
– A pesquisa não é 100% precisa, pois as carteiras podem ter sido fechadas nos últimos três meses, conforme determinado pela regulamentação da CVM
Na tabela, apresentamos os 20 gestores com maior queda no patrimônio em 12 de janeiro de 2023.