O que é Short Squeeze que Inflou ações da GameStop e recentemente no Brasil da Construtora Gafisa

Um “short squeeze” é um termo usado para descrever uma situação em que os investidores que tomam posição vendida de ações, chamada venda a descoberto (short), são forçados a comprar esses mesmos papéis. Isso ocorre quando o preço das ações começa a subir rapidamente, o que provoca uma pressão sobre os investidores vendidos e os obriga a comprar ações para cobrir suas posições.

Um caso que ficou mundialmente conhecido e que virou um documentário da NetFlix foi a da GameStop, empresa americana de varejo de jogos eletrônicos e entretenimento estadunidense fundada em 1984, que passava por dificuldades financeiras devido a mudanças de mercado.

Um Short Squeeze nas ações da GameStop foi iniciado em janeiro de 2021, quando um grupo de investidores on-line (conhecidos como investidores de WallStreetBets) começou a comprar grandes quantidades de ações da empresa. Isso aumentou artificialmente o preço das ações da GameStop, o que resultou em um Short Squeeze.

O objetivo dos investidores de WallStreetBets era forçar os investidores que apostaram na queda da ação da companhia e que que estavam com posição vendida (short) a comprar ações para cobrir suas posições. Isso, por sua vez, aumentou ainda mais o preço das ações da GameStop trazendo prejuízo imensurável para os investidores que apostaram na queda da ação e que em sua maioria eram fundos multimercados (Hedge Funds).

Mas recentemente, aqui no Brasil, tivemos o caso da Gafisa, um Short Squeeze ocorreu fazendo o preço das ações subirem mais de 300% em 10 dias.

Os investidores devem ter em mente que o short squeeze é um mecanismo legalmente complicado e que, muitas vezes, desencadeia medidas de parte da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para monitorar o mercado e prevenir a manipulação dos preços das ações.